Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

Sinfonia N°5 Adagietto – Gustav Mahler

Morte-em-Veneza-poster
O Adagietto da Sinfonia nº 5 (1902) de Mahler, maestro e compositor judaico checo-austríaco (1860 – 1911), é considerado uma de suas maiores obras, composto em dedicação de seu amor por Alma Schindler, que se tornaria sua esposa. A música foi usada como tema do filme “Morte em Veneza”, dirigido por Luchino Visconti (1971) e baseado no livro homônimo de Thomas Mann (1912). O compositor Gustave Aschenbach, homem de meia-idade, viaja à Veneza para repousar após um período de estresse artístico e pessoal e apaixona-se platonicamente por um jovem polonês, chamado Tadzio. A cidade sofre um surto de cólera, mas o homem permanece, apenas para continuar a observar o menino. Inevitavelmente, ele contrai a doença e morre, sem nem mesmo haver trocado uma palavra com ele.
De A Morte em Veneza de Thomas Mann: “Ele era mais bonito do que as palavras podiam exprimir, e Aschenbach (o homem de meia-idade) sentiu dolorosamente, como tantas vezes antes, que a linguagem pode apenas louvar, mas não reproduzir, a beleza que toca os sentidos. (…) Tadzio (o rapaz polaco) sorriu; (…) E recostando-se, com os braços caídos, transbordando de emoção, tremendo repetidamente, segredou a formulação tradicional do desejo – impossível, absurda, abjecta, idiota mas sagrada, e mesmo neste caso honrada: “Amo-te!”
A música de Mahler tornou-se firmemente ligada a esse filme, da mesma forma que o movimento lento de Mozart, Piano Concerto no 21 em C maior, ​​tem com o filme sueco Elvira Madigan, e o início de Assim Falava Zarathustra , de Richard Strauss, com o filme 2001 Uma Odisséia no Espaço.
Fontes: Wikipédia e H2G2 Hitchhiker’s Guide to the Galaxy.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: