Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

Blog Action Day 2014 – Desigualdades

As desigualdades sociais sempre existiram e continuarão existindo, mesmo que estejamos mais evoluídos no futuro, uma vez que cada ser humano é único, com suas características individuais, suas aptidões, costumes, e de acordo com o meio onde vive. Imaginar que um dia teremos uma igualdade absoluta é algo que contraria as leis naturais do Universo. Mas o tema refere-se às desigualdades sociais desproporcionais que imperam no mundo, com distorções perversas e opressoras. Sabemos que na nossa civilização – não muito civilizada – onde há desigualdade, há preconceito e discriminação. Temos assistido recentemente exemplos degradantes, de embrulhar o estômago, seja devido a desigualdade sexual, racial, regional ou de renda.

Pesquisa recente indica que apenas 1% da população mais rica concentra mais de 40% de toda a riqueza do mundo. No Brasil, de acordo com o IBGE, em 2013 1% dos brasileiros mais ricos ganha quase 100 vezes mais! que os 10% mais pobres, sendo que no último ano, a renda dos mais ricos cresceu mais do que a renda dos mais pobres.

Uma breve análise desse modelo de sociedade que vivemos hoje, deixa bem claro que a principal origem de todos esses problemas é a falta de educação intelectual e também a educação moral. A intelectual permite o progresso material, tecnológico, cultural; A moral, faz com que o homem adquira melhor discernimento com relação à sua integração na sociedade, com ações mais justas, honestas, respeito ao meio ambiente, utilização dos recursos com responsabilidade sócio ambiental.

Quando eu penso na igualdade, penso principalmente na universalização da educação e da saúde. Por que aquele que possui mais renda pode ter acesso às melhores escolas, aos melhores professores, à informação e conhecimento? Por que o “rei” e a “rainha” tem acesso a melhores hospitais do que o “proletariado”? Não seria mais justo e sensato que todas as escolas fossem públicas e todas igualmente de excelente qualidade? Não seria mais civilizado e humano se todos os hospitais fossem igualmente públicos e atendessem tanto a nobreza como a pobreza com os mesmos recursos da medicina e tecnologia? Esses são alguns direitos constitucionais, mas que o capitalismo tomou conta e, o que temos hoje, que chamamos sistema único de saúde, não tem nada de único.  Se tiver, será único nos altos índices de mortalidade…

As reformas estruturais são possíveis, desde que haja comprometimento e boa administração dos recursos públicos. Temos no mundo exemplos como a Dinamarca, a Suécia, a Noruega. Por que não nos inspirarmos nesses países que estão dando certo? Mas o que acontece é que a cultura da exploração do homem pelo próprio homem está enraizada de uma forma doentia, onde não basta lucrar – tem que lucrar MUITO, tem que ter MUITO a qualquer custo, até mesmo perdendo sua própria dignidade. Avaliações extremamente materialistas e tão pouco inteligentes… Basta pensar no quão verdadeiramente frágil é a vida, nesse breve tempo que passamos por aqui!

Diante de todas essas desigualdades no mundo, alguns justificam dizendo: “Deus quis assim…” Mas quando eu penso nas desigualdades, eu digo que todas elas foram criadas por nada mais que nós mesmos… obras do homem!

Quando eu penso em igualdade, penso no milagre igualitário da concepção, onde todos – sem exceção – nascem vencedores e com o direito de ter uma vida digna e de ser feliz.

Ida Della Monica

Anúncios

2 Comentários

  1. Carlos Alberto Weiss

    Texto com conteúdo e sem erros de sintaxe ou morfologia (até onde eu consigo perceber). Lembro de você do Costa Manso, é bom saber que o velho colégio produziu gente de bom nível.

    • Olá Carlos Alberto.
      Obrigada pelo comentários, mas principalmente pela doce surpresa do contato de um amigo dos tempos do querido Colégio Costa Manso. Excelentes professores, dedicados de corpo e alma à tarefa de educar e nos dar direcionamento também para a vida… Saudades! Tem um grupo do Costa Manso no Facebook. Já tivemos inclusive encontro com os antigos professores. Foi emocionante. https://www.facebook.com/groups/dinossaurosdocostamanso/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: