Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

Quer eu contemple um musgo – Hermann Hesse

Butterfly
Quer eu contemple um musgo, um cristal, uma flor, um escaravelho dourado; ou o céu povoado de nuvens, o mar com os contornos abandonados de suas dunas gigantescas, uma borboleta com suas nervuras de cristal, o talho e as coloridas pinceladas de suas asas, e os arabescos e os desenhos ornamentais, e as doces, fascinantes, infinitas, palpitantes cores, ora fortes, ora suaves; — sempre que com os olhos ou qualquer sentido corporal contemplo uma parcela da natureza, todo absorto e imantado por sua magia, e, por um momento, me entrego a seu ser e sua gratificante revelação; acontece então que, neste exato momento, esqueço e alijo de mim todo o mundo cheio de cegueira e cobiça da miséria humana; e longe de pensar ou de dar ordens, em vez de amontoar ou de roubar para mim, em vez de lutar ou de reorganizar, outra coisa não faço, àquela hora, senão “deslumbrar-me!’, como Goethe. E com este deslumbramento não me torno apenas irmão de Goethe e de todos os outros poetas e sábios. Não, sou também o irmão de tudo aquilo ante o qual me deslumbro, de tudo quanto experimento como um mundo vivo e palpitante: irmão da borboleta, do escaravelho, da nuvem, do rio, da montanha. Pois, por um instante, pela senda do deslumbramento, vou-me afastando do mundo das separações, para me adentrar no mundo da unidade, onde uma simples coisa ou criatura se volta para a outra e sussurra: “Tat twam asi” (“Isto és Tu”).

Hermann Hesse

4 Comentários

  1. Mariana Gouveia

    tão lindo!

  2. Republicou isso em Borboletanoespelhoe comentado:
    MUITO MAIS QUE LINDA…

  3. Maravilhoso! Obrigada pelo presente. Abs.

Deixe um comentário

