Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

Chega de Saudade – Vinicius de Moraes

Bossa Nova
Vai, minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer

Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai

Mas se ela voltar
Se ela voltar
Que coisa linda
Que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei na sua boca
Dentro dos meus braços os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio
De você viver sem mim
Não quero mais esse negócio
De você longe de mim…
Vamos deixar desse negócio
De você viver sem mim…

Nota: O samba “Chega de saudade” é considerado o marco zero da bossa nova. Letra de Vinicius de Moraes e música de Antonio Carlos Jobim, foi gravado em 1958, na voz de Elizeth Cardoso, com arranjos do maestro Antonio Carlos Jobim, acompanhada também pelo violão de João Gilberto. João Gilberto o transformou num samba enxuto, no qual o violão deixa de ser um mero acompanhante para dividir o primeiro plano com a voz. A letra é interpretada como quem fala de modo íntimo. A melodia (de fundamento europeu) se amalgama à harmonia (com inspiração do jazz americano) e ao ritmo (que vem da África e se condensa no samba) para dar origem a outra coisa: um som que é uma arte! E, de repente, tudo era bossa nova! Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da Música Popular Brasileira e conhecido em todo o mundo. (Fontes: Wikipédia e Premio da Música Brasileira)

Chega de Saudade, na voz de Elizeth Cardoso:

Chega de Saudade, na voz de João Gilberto:

Chega de Saudade, versão em inglês “No More Blues” de Jon Hendricks e Jessie Cavanaugh, interpretação de Joan Chamorro e Andrea Motis:

1 comentário

  1. Muito bom artigo!
    Se gostam de Vinicius por favor participem deste projeto amigos! Faltam poucos dias!
    http://www.zarpante.com/investment/lamento-no-morro-1182

Deixe um comentário