Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

Direitos Humanos – Ida Della Monica

justice

Uma breve reflexão sobre “Direitos Humanos”, tema do “Blog Action Day” de 2013:

Sempre que pensamos em Direitos Humanos, nosso pensamento se transporta àqueles países onde a ditadura e a intolerância imperam de forma radical, selvagem, como também naquelas regiões onde há fome, desespero e descrença. E nos perguntamos: estamos abandonados ao caos?

As mudanças estão ocorrendo e os elementos se confundem e tudo parece desordem, mas todas essas crises fazem e fizeram parte dos momentos de transição dos povos, seguindo seu curso natural, ao longo do tempo. Basta analisarmos a história da evolução do homem, e poderemos constatar incontestáveis progressos, sempre precedidos de crises intensas. E é assim que o crescimento da humanidade acontece.

Entendo que a atual falência das instituições está acontecendo porque elas já não atendem às novas e atuais necessidades do homem, nesse processo evolutivo. Hoje temos acesso aos meios de comunicação, informação e conhecimento e tudo acontece muito rapidamente.  Entramos em ebulição. Somos como pacientes passando pelo estágio agudo de uma doença. Mas esse estágio é natural e normalmente acontece antes do restabelecimento e cura. Essa é a regra, a lei que rege todo o Universo.

Ao convivermos com toda a transformação no campo tecnológico, material e intelectual, precisamos refletir e avançar também no campo moral. Nesse sentido, a tolerância é imprescindível.

Ser tolerante é uma conquista individual, um trabalho íntimo para quem almeja um mundo melhor. A evolução acontecerá de uma forma ou de outra. No entanto, cabe a cada um de nós decidir como quer que ela aconteça.

Ida Della Monica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: