Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

O Pastor Apaixonado à sua Amada – Christopher Marlowe

Hireling-Shepherd-William-Holman-Hunt

(pintura de William Holman Hunt)

Venha viver comigo e seja meu amor,
E vamos provar todos os prazeres
Que vales, bosques, colinas e campos,
Florestas, ou montanha íngremes nos dão.

E nos sentaremos sobre as rochas,
Admirando os pastores alimentarem as suas ovelhas,
Por rios rasos para cujas quedas
Melodiosos pássaros cantam madrigais.

E eu farei para ti camas de rosas
E mil poesias perfumadas,
Um buquê de flores, e uma túnica
Toda bordada com folhas de murta;

Um vestido feito de lã fina
que extrairemos de nossos lindos cordeiros;
chinelos bastante forrados para o frio,
Com fivelas de ouro puro;

Um cinto de palha e botões de hera,
Com fechos de coral e âmbar:
E se estes prazeres podem te mover
Venha viver comigo e seja meu amor.

Os pastores apaixonados devem dançar e cantar
Para teu deleite em cada manhã de maio:
Se essas delícias tua mente podem mover,
Então viva comigo e seja meu amor.

@-;–

The Passionate Shepherd to His Love

Come live with me and be my love,
And we will all the pleasures prove,
That Valleys, groves, hills, and fields,
Woods, or steepy mountain yields.

And we will sit upon the Rocks,
Seeing the Shepherds feed their flocks,
By shallow Rivers to whose falls
Melodious birds sing Madrigals.

And I will make thee beds of Roses
And a thousand fragrant posies,
A cap of flowers, and a kirtle
Embroidered all with leaves of Myrtle;

A gown made of the finest wool
Which from our pretty Lambs we pull;
Fair lined slippers for the cold,
With buckles of the purest gold;

A belt of straw and Ivy buds,
With Coral clasps and Amber studs:
And if these pleasures may thee move,
Come live with me, and be my love.

The Shepherds’ Swains shall dance and sing
For thy delight each May-morning:
If these delights thy mind may move,
Then live with me, and be my love.

Christopher Marlowe

Deixe um comentário

