Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

Carlos Drummond de Andrade – Biografia

drummondCarlos Drummond de Andrade (Itabira, Minas Gerais, 31 de outubro de 1902 — Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, contista e cronista brasileiro.

Aclamado por muitos críticos como o maior poeta brasileiro, Drummond renovou e aprofundou as propostas iniciais do modernismo, com a instituição do verso livre e pelo uso de linguagem coloquial. Em suas criações, a indignação com as desigualdades sociais convive com o profundo lirismo, o senso de humor e a emoção contida. Em 1925 fundou com outros escritores “A Revista”, importante para a afirmação do movimento modernista mineiro.

Em 1930, Drummond publica a primeira obra poética, “Alguma poesia”. No mesmo ano torna-se redator de três jornais simultaneamente: o “Minas Gerais”, o “Estado de Minas” e o “Diário da Tarde”. Escreveu crônicas para o Correio da Manhã, entre 1954 e 1969, e para o Jornal do Brasil, entre 1969 e 1984. No final da década de 1980, o erotismo ganha espaço na sua poesia.

Com obras traduzidas para mais de uma dezena de idiomas, Drummond foi também tradutor, vertendo para o português clássicos de autores como Federico García Lorca, Choderlos de Laclos, Honoré de Balzac e Marcel Proust.

Morreu em 17 de agosto de 1987, aos 85 anos, de problemas cardíacos. Deixou livros inéditos, publicados postumamente pela Editora Record: O avesso das coisas (1987), Moça deitada na grama (1987), O amor natural (1982) e Farewell (1996).

Leia alguns poemas de Carlos Drummond de Andrade em nosso blog: Poesias Preferidas

Saiba mais sobre Carlos Drummond de Andrade:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Drummond_de_Andrade

Vídeo documentário sobre Drummond:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: