Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

Odisseu a Telêmaco – Joseph Brodsky

John_William_Waterhouse_-_Ulysses_and_the_Sirens_(1891)

Ulisses e as Sereias, pintura de John William Waterhouse

Caro Telêmaco,

Encerrou-se a Guerra
de Tróia. Quem venceu, não lembro. Gregos,
sem dúvida: só gregos deixariam
tantos defuntos longe de seu lar.
Mesmo assim, o caminho para casa
mostrou-se demasiado longo, como
se Posseidon, enquanto ali perdíamos
nosso tempo, tivesse ampliado o espaço.

Não sei nem onde estou nem o que tenho
diante de mim, que suja ilhota é esta,
que moitas, casas, porcos a grunhir,
jardins abandonados, que rainha,
capim, raízes, pedras. Meu Telêmaco,
as ilhas todas se parecem quando
já se viaja há tanto tempo, o cérebro
confunde-se contando as ondas, o olho
chora entulhado de horizonte e a carne
das águas nos entope enfim o ouvido.
Não lembro como terminou a guerra
e quantos anos tens, tampouco lembro.

Cresce, Telêmaco meu filho, os deuses,
só eles sabem se nos reveremos.
Não és mais o garoto em frente a quem
contive touros bravos. Viveríamos
juntos os dois, não fosse Palamedes,
que estava, talvez, certo, pois, sem mim,
podes, liberto das paixões de Édipo,
ter sonhos, meu Telêmaco, impolutos.

Joseph Brodsky
(Tradução de Boris Schnaiderman e Nelson Ascher)

Nota: Odisseu, mais conhecido como Ulisses, é herói na mitologia grega e romana e personagem principal de um dos poemas épicos da Odisseia, de Homero. Odisseu casou-se com Penélope, com quem teve Telêmaco, mas foi obrigado a deixar a família quando Telêmaco ainda era bebê, para lutar em Tróia. Ulisses gastou anos para conseguir regressar à rochosa Ítaca.

Deixe um comentário

