Poesias Preferidas

Seleção de Poesias

Ontem – sozinhos – eu e tu sentados (Victor Hugo)

Victor Hugo Poesia

Ontem – sozinhos – eu e tu sentados,
Nos contemplamos quando a noite veio:
Queixosa e mansa a viração dos prados
Beijava o rosto e te afagava o seio,
Que palpitava como ao longe o mar…
E lá no céu esses rubis pregados
Brilhavam menos que teu vivo olhar!

Com a mão nas minhas, no silêncio augusto,
Tu me falavas sem mentido susto,
E nunca a virgem que a paixão revela,
Passou-me em sonhos tão formosa assim!
Vendo essa noite pura, e a ti tão bela,
Eu disse aos astros: – dai o céu a ela!
Disse teus olhos: – dai amor pr’a mim!

(Tradução de Casimiro de Abreu)

Deixe um comentário

